Biblioteca Jardim de Cotia
BIBLIOTECA JARDIM DE COTIA
O Projeto de uma biblioteca doméstica surgiu da necessidade de espaço para um bibliófilo: organização e exposição de um extenso acervo de livros anteriormente confinados em caixas. Buscou-se no projeto o estabelecimento de um diálogo entre os hábitos cultivados na casa pré-existente e a ampla área de jardim remanescente no terreno.
A implantação do volume adicional da biblioteca intencionou manter uma distância suficiente para pontuar o novo elemento autônomo ao mesmo tempo que comodamente perto para se articular com as varandas e áreas externas existentes. A zona de transição entre o volume novo e antigo foi estabelecida pelo generoso jardim, e sua incorporação ao projeto foi direcionada a partir dos diversos propósitos das aberturas:
– transparência: fachadas norte e sul, que permitem um contato visual com a casa antiga e o jardim limítrofe, sendo protegida dos raios solares ao norte pelo beiral no verão ao mesmo tempo que os convida a entrar no inverno;
– translucidez: a fachada leste filtrada com brises horizontais inclinados, que homogeneíza a vegetação da paisagem externa ao mesmo tempo que na fachada oeste a própria vegetação mais densa filtra os raios solares diretos e homogeneíza a vista externa;
– desmaterialização: a abertura zenital executada com vidro especial de filtragem solar elevada desmaterializa a sólida parede de tijolos da estante principal, refletindo e enquadrando os pinheiros externos.
Os espaços internos são definidos pelas aberturas e organizados pela parede dupla de tijolos maciços central, assentada de forma a estruturar o invólucro da biblioteca. O lavabo, espaço mais fechado do projeto, é o contraforte desta estrutura mista de pilares de madeira e parede de alvenaria estrutural. Em contraste, o espaço mais aberto é a varanda de leitura, onde se busca resguardar em um pé direito menor uma simplicidade análoga a uma leitura sob a copa da árvore.
local Cotia – SP | projeto 2013 | obra 2014-16 | área 104m² | fotos Dalton Ruas